Very Important Posts

Ora então sejam muito bem-vindos ao nosso novíssimo Blog. Por esta secção irão passar os temas mais relevantes do momento - os VIP - Very Important Posts. Espero que apreciem esta ideia, bem como a makeover que demos aqui ao estaminé!

Concerto com Café

No próximo dia 28 de Novembro o Projecto Vocal organizará o seu 2º Concerto com Café.

S. Valentim: a lenda que lhe deu origem

Existem várias versões sobre a origem do dia de S. Valentim... Esta é uma delas:

As tradições deste antigo feriado religioso remontam à era do império romano, altura em que se celebravam os festivais pagãos de Lupercália. Na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial de início da Primavera e era considerado tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era um feriado dedicado à Deusa Juno, rainha de todos os Deuses e Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte tinha início a Lupercália, que celebrava o amor e a juventude. No decorrer das festividades eram sorteados nomes de modo a formarem casais, que ficariam juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes os casais apaixonavam-se e casavam. Na tentativa de fazer a transição entre o paganismo e o cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados por nomes de santos e mártires, conciliando as festividades com a religião que professavam. São Valentim, um sacerdote romano preso, torturado e finalmente morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C. por realizar casamentos em sigilo absoluto violando um decreto que proibía os mesmos (com o objectivo de angariar mais soldados para a frente de batalha), foi tornado o patrono dos enamorados e a adaptação da Lupercália ao cristianismo ficou consumada.

Hoje em dia, o dia de S. Valentim é uma oportunidade para as pessoas expressarem amor, consideração e amizade não só pelos namorados mas também pela família e amigos.

A nossa oferta neste dia foi escolhida a dedo: How Sweet It Is To Be Loved By You!



|

Queres ser o 1º a comentar?

Estatísticas - 06.02.2007 a 12.02.2007



|

Queres ser o 1º a comentar?

2006 em revista

2006 foi sem dúvida o melhor ano do Projecto Vocal até ao momento. Não será algo muito relevante se tivermos em conta os objectivos de melhoria constante e sustentada, mas 2006 não foi simplesmente a evolução natural de 2005...

Com todo o mediatismo e visibilidade comummente associados à internet, o nosso Blog foi uma aposta nossa desde a sua criação, em finais de 2005. 2006 trouxe a sua consolidação e, embora também com os seus altos e baixos, é já um lugar de passagem obrigatória para quem quer saber mais acerca do Projecto Vocal e para quem se quer manter actualizado relativamente às novidades do grupo.
Em 2006 começámos também a colher alguns frutos do trabalho. Em Maio aventurámo-nos e organizámos um Café-Concerto, que marcou a nossa estreia em termos de organização dum evento, no qual, também pela primeira vez, tivemos o palco só para nós. Deu-nos imenso trabalho e o nervosismo e o medo eram muito intensos... Mas por pouco tempo! Enchemos a sala e no final olhámos para trás com satisfação, vendo toda a nossa dedicação recompensada com um concerto que foi um sucesso e que ainda nos deu enorme prazer.
A partir daí começámos a receber convites e não acabámos o ano sem conhecer as nossas primeiras saídas do concelho, com actuações em Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Vagos, e mesmo do distrito, actuando em Oliveira do Douro.
Pelo meio ainda uma decisão de extrema importância: a gravação do CD. Ainda tentámos que fosse gravado em 2006 mas, não estando nos planos iniciais para esse ano, a simples decisão em avançar para a gravação será certamente mais relevante.

E, numa pincelada, foi este o nosso 2006. Vamos ver o que nos aguarda 2007!


|

Queres ser o 1º a comentar?

Yakalike

Para quem usa o browser Firefox, que recomendo vivamente, está disponível um plugin que transforma este nosso querido Blog (na verdade, qualquer página da internet, mas isso não interessa) numa sala de chat. Chama-se Yakalike e é muito simples de usar: podem proceder à instalação a partir do site, no qual também se podem registar (não é obrigatório) e depois é só navegar para o nosso Blog! Activar e desactivar o Yakalike é tão simples quanto clicar na palavrinha "Yakalike" que surgirá no canto inferior direito do Firefox. Eu vou aparecendo por lá (com o nickname registado HMan), a ver se a moda pega, mas penso poder afirmar que os meus colegas também vão dar lá um salto...


|

Queres ser o 1º a comentar?

Estatísticas - 30.01.2007 a 05.02.2007



|

Queres ser o 1º a comentar?

Comentando um comentário

Devo dizer que fiquei contente ao ler o último comentário deixado aqui no Blog. Naturalmente que não foi por ter dito que já gostou mais de nos visitar, mas pelo simples facto de existir, de ter sido escrito! Para melhorarmos e agradarmos cada vez mais aos nossos visitantes precisamos das vossas opiniões.

Com pouco ou nenhum feedback nos últimos tempos é natural que o interesse na construção e manutenção do Blog esmoreça um pouco, focando a (quase) totalidade das energias no trabalho diário do grupo numa altura em que ela é tão precisa, com as gravações para o CD aí à porta.

Mas este comentário lançou o mote: o ritmo actual do Blog não é o desejado... Vamos ver se vos conseguimos "espicaçar"!


|

1 comentário

A visitar

O Grupo Coral da Jobra, orientado técnica e artisticamente pela nossa Soprano Ana Carolina Silva e agora também com o Projecto Vocal em força na Comissão Executiva, já tem também o seu cantinho na blogosfera. O blog Amigos do Coral irá fornecer informações e novidades aos seus visitantes, mas também proporcionar estórias e reavivar memórias daquela que é a mais antiga secção da Associação de Jovens da Branca.


|

Queres ser o 1º a comentar?

Estatísticas - 23.01.2007 a 29.01.2007



|

1 comentário

S. Vicente

No passado sábado a Igreja Matriz da Branca voltou a receber um Concerto com a presença do Projecto Vocal. Desta feita foi o III Concerto de S. Vicente, organizado pelo Grupo Coral S. Vicente da Branca, orientado pelo nosso tenor Bruno Martins.

Perante uma plateia bem composta apresentámos um programa diferente, adequado à ocasião, com peças clássicas, sacras e alguns espirituais negros. Muitos aplausos e vários pedidos de CDs depois, já nos encontramos a planear o futuro...


|

Queres ser o 1º a comentar?

Estatísticas - 16.01.2007 a 22.01.2007



|

Queres ser o 1º a comentar?

Problema no servidor

Nos últimos dias poderão ter notado alguns erros no nosso Blog. Tivemos alguns problemas com o servidor que alberga os nossos ficheiros de som (e a imagenzinha com o nosso endereço de e-mail), pelos quais peço desculpa, que foram solucionados durante o dia de hoje.


|

Queres ser o 1º a comentar?

Estatísticas - 09.01.2007 a 15.01.2007



|

Queres ser o 1º a comentar?

Pós-Concerto de Reis

Antes do nosso Concerto de Reis, íamos alternando entre estados de espírito de entusiasmo, pensando numa enchente, e receio, temendo que ninguém aparecesse... Nenhum dos dois se revelou acertado, apesar de termos ficado muito contentes por termos conseguido preencher consideravelmente o Auditório do Centro Cultural da Branca.

Embora ainda na época de Natal, o afastamento do dia propriamente dito fez-nos escolher um programa ligeiramente mais variado, juntando espirituais negros e músicas clássicas às tradicionais de Natal. A reacção do público foi-nos dando razão, já que qualquer um dos estilos teve temas entre os mais aplaudidos.

Para o final ficaram reservadas duas surpresas... Uma foi a própria peça final, um "Hark! The Herald Angels Sing" com acompanhamento de piano, tocado pelo nosso tenor. Mas a maior foi anunciada antes: já no início de 2007 o Projecto Vocal vai entrar em gravações para um CD! Já depois de finalizada a nossa actuação tivemos hipótese de constatar a muito positiva reacção dos presentes, tanto ao concerto em si mas mais ainda ao CD, que diziam já tardar.

Em altura de agradecimentos não podemos deixar de mencionar a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha pela publicidade realizada tanto no site como na Agenda Cultural; ao Descontão por nos ter ajudado a compor o convívio final (e pela simpatia constante); à Koala pela amizade e pelas belas encadernações das nossas pastas; à Larmod Decorações pelo magnífico trabalho na decoração do Auditório; a todos os que nos ajudaram no convívio e que permitiram que tivéssemos um tempinho para falar com alguns dos presentes; e, claro, a todos aqueles que se deslocaram ao CCB só para nos ouvirem. A todos o nosso muito obrigado!

De notar ainda um facto muitíssimo importante... Demos o nosso primeiro autógrafo! Para a Eva aqui fica um grande beijinho!


|

Queres ser o 1º a comentar?

'Bora festejar!

É hoje! Cá está o aniversário do nosso tenor! Ao fazer 19 anos há quem diga que já tem idade para ter juízo, mas ele gosta de ser diferente!...

Todos esperamos que a vida lhe continue a sorrir e que este ano seja ainda melhor, tanto pessoalmente como com o Projecto Vocal!

PARABÉNS, BRUNO!!!


|

3 comentários

Estatísticas - 02.01.2007 a 08.01.2007



|

Queres ser o 1º a comentar?

A não esquecer

Em altura de últimos preparativos, aqui fica a lembrança... Amanhã há Concerto, pessoal! E com novidades!


|

Queres ser o 1º a comentar?

O Projecto Vocal na imprensa

Em mais uma prova de reconhecimento do nosso trabalho, o Projecto Vocal começa a ser mencionado com relativa frequência...

Depois da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha ter publicitado na sua home page o nosso Concerto de Reis, é possível agora consultar a Agenda Cultural de Janeiro 07 e ver o destaque que o mesmo lá merece.

Mas este reconhecimento já não se limita ao nosso concelho natal e o nome Projecto Vocal vai-se espalhando... Com mais ou menos ênfase, somos mencionados em artigos do Litoral Centro e do Correio do Vouga e o nosso Concerto de Reis publicitado nos portais Rota da Luz, Portal d'Aveiro e Aveiro em Festa!


|

Queres ser o 1º a comentar?

Estatísticas - 26.12.2006 a 01.01.2007

A última ronda de estatísticas de 2006, já com um dia do recém-chegado...

Feliz 2007!!!


|

Queres ser o 1º a comentar?

O fecho de 2006

Mesmo no final de 2006 fomos brindados com uma surpresa... À última hora fomos convidados a acompanhar o Grupo Coral da Jobra na sua deslocação a Oliveira do Douro, realizada no último sábado do ano passado. O convite partiu da ex-maestrina do Coral Marlene Almeida, natural da localidade que nos recebeu, e assim o Projecto Vocal preencheu a primeira parte do espectáculo. Tirando o timing mais apertado que o normal, não há muito mais a assinalar... Fomos muito bem recebidos, actuámos num Centro Paroquial com umas instalações magníficas e, modéstia à parte, os presentes gostaram de nos ouvir.

Eis que, na viagem de volta, nos apercebemos da realidade: foi a nossa primeira actuação fora do distrito de Aveiro! Numa altura em que reunimos todos os esforços para o regresso a casa, com o Concerto do próximo sábado, fica o desejo que tenha sido a primeira de muitas!...


|

1 comentário

Estatísticas - 19.12.2006 a 25.12.2006

Ao que parece, esta semana as pessoas tinham algo mais no pensamento que não visitar o Blog do Projecto Vocal...


|

Queres ser o 1º a comentar?